terça-feira, 18 de abril de 2017

PREVENÇÃO DE ESCARAS

Um dos grandes riscos para pessoas acamadas é a possibilidade de ocorrência de escaras (úlceras de pressão) em diversas partes do corpo devido a falta de mobilidade. Os idosos são ainda mais propensos em apresentar escaras devido a maior fragilidade da pele. A preocupação com as escaras deve ocorrer logo que a pessoa é internada e existe a previsão de ficar longo tempo deitada. Geralmente pacientes em estado grave que estão na UTI. 
Aliás, são nas UTI`s onde a possibilidade de ocorrência de escaras é grande. Minha mãe, inclusive, adquiriu uma escara em pouco tempo de internação da UTI. É importante questionar os médicos e enfermeiros responsáveis para que tomem os devidos cuidados. A mudança de decúbito é um procedimento de praxe nas UTI`s, mas nem sempre é feito nos períodos adequados. Depende muito da equipe de enfermagem responsável e do número de leitos ocupados (normalmente são muitos em qualquer hospital). Existem hospitais com câmeras de vigilância sobre o leitos para que os técnicos de enfermagem sejam monitorados e avaliados se estão fazendo os procedimentos corretos.
No momento que a pessoa é internada na UTI, muitas vezes a equipe hospitalar se preocupa em principalmente salvar a sua vida e tentar estabilizar a sua condição. A própria família acaba ficando desnorteada neste momento inicial.
Mas, apesar do momento difícil, é importante tentar evitar as escaras desde o inicio pois inclusive podem ser portas de entrada para graves infecções. 
Bem, reforçando, é muito importante conversar com os médicos e enfermeiros sobre a ocorrência de escaras. Checar se os cuidados serão tomados e acompanhar de perto. Logicamente conforme o caso, solicitar a permanência de um acompanhante o maior tempo possível com o paciente na UTI (alguns hospitais permitem e outros não).
Outro procedimento de grande importância é utilizar o colchão pneumático. Levar para UTI mesmo e depois usar nos aptos do hospital e em casa. Esse colchão fica enchendo e esvaziando automaticamente alterando a superfície e auxiliando na prevenção das escaras. A seguir consta uma foto do colchão pneumático. Existem os colchões Caixa de Ovo que ajudam um pouco mas não são tão efetivos e existem relatos que podem acumular ácaros, fungos e outros organismos danosos a saúde. O colchão pneumático permite uma excelente higienização. Na minha opinião todos os leitos de UTI já deveriam ter o colchão pneumático.

Colchão pneumático para prevenção de escaras

Finalizando, a prevenção é o melhor remédio. Minha mãe adquiriu uma escara em poucos dias no hospital e estamos lutando há 2 anos e meio para curar. Os cuidados devem ser tomados no primeiro dia de internação e prosseguir quando o paciente acamado estiver em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário