domingo, 30 de julho de 2017

TRATAMENTO DE ESCARA - ELETROESTIMULAÇÃO E LEDS

Essa postagem vai abordar tratamentos em escaras com técnicas ainda pouco usuais mas que já vem apresentando excelentes resultados. Falaremos da Eletroestimulação com microcorrente e dos Leds de baixa potência. Minha mãe está utilizando os dois métodos e tem ajudado bastante na cura da ferida.
A Eletroestimulação com microcorrente tem ação analgésica, anti-inflamatória, tem alto poder anti-bactericida e gera nutrição para dentro da lesão elevando os níveis de proteína e acelerando o metabolismo para cicatrização. As imagens a seguir ilustram a utilização da Eletroestimulação.

 

 Os LEDS, que tem a mesma função dos Lasers, porém envolvem a aplicação dos diferentes espectros luminosos. Cada coloração do LED tem uma função específica. A LED AZUL é anti-bactericida, proporciona hidratação tecidual e é cicatrizante. O LED VERMELHO tem ação anti-inflamatória é analgésico e cicatrizante. O LED AMBAR estimula a produção de colágeno importante para a cicatrização. As imagens a seguir mostram a aplicação dos LEDS.



 
Existe ainda a técnica que utiliza luz Ultra-Violeta (UVB) que é anti-bactericida, cicatrizante e estimula a produção de Vitamina D. Minha mãe não utilizou este método.
É importante frisar que a utilização desses métodos objetivam principalmente acelerar o processo de cicatrização das lesões e não substituem os tratamentos convencionais que incluem cremes, pomadas, soluções, coberturas, etc. Na realidade é importante a utilização conjunta dos tratamentos. Cada um tem o momento mais adequado para ser utilizado. Também, é de grande importância que a utilização dos tratamentos seja realizado por profissionais de saúde capacitados como fisioterapeutas com especialização em Dermato, mais especificamente em lesões teciduais. São eles que definem os melhores procedimentos e os momentos adequados para serem adotados.